Kefir é uma bebida láctea fermentada.

É semelhante ao iogurte – mas mais fino em consistência, tornando-o mais uma bebida. O Kefir tem um sabor ácido e ácido e um leve ‘efervescente’, devido ao dióxido de carbono – o produto final do processo de fermentação. O kefir é uma boa fonte de cálcio e é rico em bactérias probióticas .

Como o kefir é feito?

O método usado para fazer o kefir é uma das principais diferenças entre o kefir e o iogurte. 

O kefir de leite tradicional usa grãos de kefir e leite de vaca integral – embora agora você possa encontrá-lo feito com leite de cabra, leite de ovelha e  leite de coco , bem como com alternativas de leite de arroz e soja. 

Os grãos de kefir não são realmente grãos – são pequenos grânulos gelatinosos que se parecem com grãos e contêm uma variedade de bactérias e leveduras. Os grãos são colocados em uma jarra ou tigela de vidro, embebida em leite, tampada e deixada em temperatura ambiente por no mínimo 24 horas. Isso permite que as bactérias e o fermento fermentem a lactose (açúcar natural do leite) em ácido lático, ativando a proliferação e o crescimento das bactérias.

Após cerca de 24 horas em temperatura ambiente, os grãos são coados do kefir e transferidos para um novo lote de leite e usados ​​novamente para permitir que continuem se reproduzindo – esse ciclo pode continuar indefinidamente. 

Os grãos se multiplicarão enquanto forem mantidos no leite fresco na temperatura certa (idealmente em torno de 22-25 ° C). Quando o produto é colocado na geladeira, a temperatura baixa inibe o processo de fermentação.

Benefícios nutricionais

O leite é uma boa fonte de proteína e cálcio, e o kefir não é diferente. No entanto, tem os benefícios adicionais dos probióticos que são conhecidos como ‘bactérias amigáveis’ que podem aliviar sintomas como inchaço e problemas digestivos em algumas pessoas.

Tomar kefir regularmente também tem sido associado a benefícios para a pressão arterial, equilíbrio do colesterol e controle do açúcar no sangue. Além disso, dependendo da variedade que você usa, os grãos de kefir podem conter 30 ou mais cepas de bactérias e leveduras benéficas. 

3 principais benefícios do kefir para a saúde

1. Melhora a digestão

Os probióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio do intestino, melhorando assim a digestão.

O processo de fermentação também ajuda a quebrar a lactose do leite, portanto, há algumas evidências que sugerem que o kefir pode ser tolerado por aqueles que sofrem de intolerância a lactose. No entanto, você deve falar com seu médico se achar que pode ser intolerante a lactose.

2. Promove a saúde óssea

O kefir tradicional feito de leite de vaca é uma boa fonte de cálcio e vitamina K, nutrientes importantes para a saúde óssea. 

A medida que envelhecemos, nossos ossos ficam mais fracos, o que pode aumentar o risco de osteoporose e fraturas, especialmente em mulheres na pós-menopausa. O kefir, junto com outros laticínios , é uma fonte útil de cálcio na dieta.

3. Reduz inflamação

A inflamação está envolvida em várias doenças, como por exemplo a artrite reumatóide. 

Os efeitos anti-inflamatórios dos probióticos foram relatados em alguns estudos, indicando que as bactérias são possuem efeito anti-inflamatório.

E quanto ao kefir de água?

O kefir de água é feito de maneira semelhante ao kefir de leite. Os grãos de kefir são colocados em água com açúcar e ocorre o mesmo processo de fermentação (como no leite), que produz bactérias benéficas enquanto reduz o teor de açúcar da bebida.

É importante notar que os grãos são diferentes – o kefir de água é feito com grãos específicos que dependem da água e não funciona da mesma forma se colocado no leite ou em seus substitutos. 

O kefir de água é uma ótima fonte alternativa de bactérias probióticas para quem está seguindo uma dieta sem laticínios, mas não contém o mesmo teor de proteína e cálcio fornecido pelo leite.

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