Pequenas mudanças em sua dieta podem ajudar a reduzir ou controlar os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM), que causam mudanças de humor, cólicas e vários outros sintomas desagradáveis.

Aqui estão seis maneiras pelas quais mudar suas escolhas e hábitos alimentares podem melhorar a maneira como você se sente a cada mês nesse período.

1. Coma mais carboidratos complexos

Grandes oscilações no nível de insulina são uma causa comum de desejos intensos e mau humor. 

Os carboidratos complexos são nutrientes importantes que entram na corrente sanguínea lentamente ao longo do tempo, ajudando a conter os desejos e equilibrar o seu humor.

Grãos integrais, feijão e cevada são exemplos de alimentos ricos em carboidratos complexos. Frutas e vegetais também são boas fontes.

2. Ingerir Cálcio e Vitamina D

Algumas pesquisas sugerem que uma alta ingestão de cálcio e vitamina D pode ajudar a reduzir a TPM. 

Experimente adicionar alimentos como leite com pouca gordura , iogurte e queijo à sua dieta. Se você não pode comer laticínios, considere tomar um suplemento de cálcio e vitamina D.

3. Reduzir o sal

O sódio pode fazer com que seu corpo retenha líquidos. Se inchaço, mãos e pés inchados ou seios sensíveis fizerem parte de seus desafios na TPM, reduza a quantidade de sal em sua dieta.

O sal está escondido em muitos lugares inesperados, portanto, tente cozinhar suas próprias refeições com a maior frequência possível e evite comer alimentos processados ​​embalados.

4. Limite o álcool e a cafeína

Tanto a cafeína quanto o álcool podem perturbar seu sono, por isso a cafeína e o consumo de álcool pode realmente agravar os sintomas da TPM.

5. Obtenha uma dose saudável de ferro

Você perde uma boa quantidade de ferro durante a menstruação, portanto, obter o suficiente do nutriente dos alimentos é importante antes e durante a menstruação. Comer alimentos ricos em ferro em quantidade suficiente pode também ajudar a diminuir o risco de contrair anemia.

Carnes magras como filés de boi e bifes de cordeiro são boas fontes, assim como frutos do mar como mexilhões verdes. Se você é vegetariano ou vegano , seu médico pode sugerir alternativas, incluindo suplementos de ferro que você pode tomar.

6. Coma menos, mas com mais frequência

Além dessas mudanças em sua dieta, você também pode querer considerar quando e como comer. Em vez de três grandes refeições por dia, experimente seis pequenas refeições. Isso manterá o açúcar no sangue estável ao longo do dia, o que pode ajudar a melhorar os sintomas.

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