A fibra é simplesmente um tipo de carboidrato encontrado naturalmente em alimentos vegetais e não é digerível no organismo humano. 

Vamos conhecer alguns benefícios!

Quais alimentos contém este carboidrato?

Muitos alimentos que são ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos inteiros, feijões e leguminosas, nozes e sementes, também contém vitaminas, minerais e outros nutrientes poderosos que o corpo.

Embora a fibra não possa ser digerida, ela está sendo movida para baixo no trato digestivo à medida que os nutrientes estão sendo digeridos, o que impacta positivamente em nossa saúde. 

Fibra solúvel e insolúvel: qual é a diferença entre as duas?

Existem dois tipos de fibra: solúvel e insolúvel. Embora ambos sejam importantes, os dois funcionam de maneira diferente no corpo. Veja como:

Fibra solúvel

A fibra solúvel é um tipo de fibra que atrai água e forma um gel. Este gel retarda o processo de digestão, o que pode ser benéfico para a perda de peso. Alimentos ricos em fibras solúveis incluem aveia, legumes, cascas de plantas comestíveis e nozes.

Fibra Insolúvel

Fibra insolúvel é o tipo de fibra que repele a água. Pode ser encontrada em alimentos como vegetais, frutas, nozes e sementes, farelo de trigo e alimentos de grãos inteiros, como macarrão de trigo integral e arroz integral. Seu principal benefício é fornecer volume às fezes e auxiliar na movimentação através do trato digestivo.

Alguns Benefícios

Estudos indicam que pessoas que ingerem mais fibras tendem a ter taxas mais baixas de doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2, derrame, pressão alta (hipertensão) e doenças digestivas. 

Perda de peso

Nutrientes como as fibras podem desempenhar um papel importante no peso corporal. Pessoas com peso normal e com sobrepeso apresentam maior ingestão de fibra alimentar do que indivíduos obesos. Além disso, a ingestão elevada de fibras ajuda a reduzir o ganho de peso com a idade.

A fibra se expande e aumenta o volume dos alimentos no trato gastrointestinal, retardando a digestão, o que aumenta a saciedade e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Desordens digestivas

Um benefício de obter fibras suficientes em sua dieta é reduzir o risco de diverticulite , uma condição na qual bolsas formadas no cólon são infectadas. 

A fibra também tem um benefício anticâncer: tanto a fibra solúvel quanto a insolúvel também podem desempenhar um papel na prevenção do câncer de cólon.

Redução de colesterol e pressão arterial

O corpo usa sais biliares, que são excretados pela vesícula biliar para separar o conteúdo de gordura dos alimentos. Os sais biliares são feitos de colesterol. 

Quando ingerimos alimentos com fibras, elas se ligam aos sais biliares, evitando que eles sejam recirculados na próxima vez que comer. Como resultado, seu corpo deve produzir mais sais biliares retirando o colesterol do fígado. É assim que a fibra solúvel reduz o colesterol no sangue.

A fibra também tem um papel preventivo na pressão arterial, mas a razão está mais associada a nutrientes como potássio , cálcio e magnésio contidos em alimentos ricos em fibras.

Se ainda não está convencido sobre a importância de aumentar a ingestão de fibras, saiba que também estão surgindo dados sobre a capacidade das fibras de afetar o sistema imunológico, o humor e a memória pela promoção de bactérias intestinais saudáveis.

Por isso, aproveite todos os seus benefícios incluindo na dieta!

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