A vitamina C é um nutriente fundamental para a saúde, pois ajuda a formar e manter ossos, pele e vasos sanguíneos saudáveis além de ser também um poderoso antioxidante.

A vitamina C ocorre naturalmente em alguns alimentos, especialmente frutas e vegetais, porém também pode ser encontrada em suplementos.

Conheça mais sobre a importância da Vitamina C para a saúde, quais seus benefícios e quais são as principais fontes desse nutriente.

Por que precisamos de Vitamina C

O nosso corpo não armazena Vitamina C, por isso para manter seus níveis adequados é preciso consumir fontes desse nutriente diariamente.

Algumas de suas funções:

  • Ajuda o corpo a produzir colágeno e alguns neurotransmissores;
  • Por ser fonte de antioxidante , ajuda a remover substâncias oxidantes do corpo;
  • Ajuda o corpo a absorver o ferro;
  • Aumenta a imunidade
  • Melhora processos de cicatrização, etc.

 Substâncias oxidantes são os radicais livres, que resultam de processos corporais naturais, exposição à poluição e outros fatores. Essa substância pode causar danos às células.

A atividade antioxidante da vitamina C pode ajudar a reduzir a inflamação e diminuir o risco de desenvolver várias doenças, incluindo alguns tipos de câncer .

Além disso, o corpo precisa de vitamina C para produzir colágeno. Este é o principal componente do tecido conjuntivo e constitui uma boa parte do tecido muscular.

O colágeno é um componente vital nos tecidos fibrosos, como:

  • Tendões;
  • Ligamentos;
  • Pele;
  • Córnea;
  • Cartilagem;
  • Ossos;
  • Intestino, etc.

Efeitos da deficiência de Vitamina C

O escorbuto é causado pela deficiência da Vitamina C.

A doença é caracterizada por hemorragias, queda da imunidade, inchaço nas articulações, sangramento nas gengivas e dentes soltos, anemia, cansaço, etc.

Fumantes precisam de mais Vitamina C?

Fumar e ter exposição a outros poluentes pode levar ao estresse oxidativo e antioxidantes como a vitamina C podem ajudar a reduzi-lo.

Além disso, fumar também causa inflamação e danos às mucosas da boca, garganta e pulmões. A vitamina C, portanto, é necessária para uma mucosa saudável e ajuda a reduzir a inflamação.

Consequências do excesso de vitamina C

Vale lembrar que a ingestão máxima recomendada de vitamina C para adultos é de 2.000 mg por dia.

A super dosagem pode causar intoxicação, com sintomas como diarreia e dores de cabeça, além de acidificar a urina formando cálculos renais.

Fontes de Vitamina C

Brócolis são fontes de Vitamina C

Como dissemos anteriormente, a Vitamina C pode ser encontrada em alguns suplementos, mas também é produzida naturalmente em alguns alimentos.

Conheça alguns deles:

  • Frutas cítricas, como laranja e limão;
  • Pimenta;
  • Morango;
  • Brócolis.
  • Couve;
  • Acerola;
  • Manga, etc.

Deixe seu comentário

O sonho de uma empresa própria, unido ao ideal de servir de alguma forma à saúde e ao bem-estar, se transformou na Emporium Cereais & Cia, hoje a maior loja de produtos naturais da região.

Uma enorme variedade de produtos, estrutura acessível para clientes com necessidades especiais, amplo estacionamento gratuito, ótima localização e atendimento de qualidade, você encontra na Emporium Cereais & Cia.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2024 Emporium Cereais & Cia | Todos direitos reservados. Desenvolvido por:  Dmax Publicidade 

Siga-nos

© 2024 Emporium Cereais & Cia | Todos direitos reservados. Desenvolvido por:  Dmax Publicidade