Além da hidratação e do sono, a alimentação está diretamente relacionada a produtividade ao longo do dia. Uma dieta variada, rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, contribui para nutrir e estimular o cérebro para que possa ser mais ativo e enérgico.

Aqui estão 8 alimentos para serem incluídos na dieta no ano de 2021 e que irão contribuir para colocar todos os objetivos em prática!

1. Arroz Integral

O arroz integral magnésio, selênio e manganês, que contribuem para a síntese de neurotransmissores e metabolismo de energia. É também um alimento rico em carboidratos , que ajuda a abastecer o cérebro com glicose.

2. Banana

Comer bananas ou adicioná-las a uma vitamina pode proporcionar toda a energia necessária para realizar algumas das tarefas mais difíceis do dia. Repleta de vitaminas B, minerais e antioxidantes, elas também ajudam o cérebro a sintetizar neurotransmissores. O consumo regular de bananas também foi associado a um humor elevado e a níveis mais baixos de estresse .

­­­3. Abacate

Os abacates estão cheios de gorduras saudáveis ​​para o coração – gorduras monoinsaturadas que reduzem os níveis de cortisol e ômega-3 que ajudam a melhorar o seu humor. Em outras palavras, consumir mais abacates ajuda a diminuir níveis de estresse e aumentar o bem-estar, o que contribui muito para ser mais produtivo. O ômega-3 também demonstrou proteger contra a doença de Alzheimer.

 4. Oleaginosas

Amêndoas, nozes, pistache e castanha de caju são boas opções quando se precisa de um aumento de produtividade. As nozes contém gorduras monoinsaturadas e aminoácidos, que desempenham um papel importante na função dos neurotransmissores. Eles também são uma boa fonte de magnésio e vitaminas B, que aliviam a fadiga e ajudam na concentração.

5. Batata

Batatas são um ótimo alimento para fornecer energia. Tubérculos de todos os tipos são embalados com vitaminas B, vitamina C, zinco, ferro, potássio e folato, que mantêm o corpo saudável e desempenham um papel essencial nas funções cerebrais.

6. Berinjela

Berinjela não é apenas deliciosa, mas é um superalimento total para o nosso cérebro. Ela contém nasunina, um poderoso antioxidante que protege as membranas celulares do cérebro contra danos, contribuindo assim para manter nosso cérebro saudável e nosso raciocínio ativo. Berinjelas também são repletas de cobre, manganês, potássio, ácido fólico, vitamina B e fibra dietética. 

7. Aveia

A aveia é uma das melhores porque contém um carboidrato de absorção lenta que ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.  A aveia também contém vitaminas B, magnésio, potássio e fibras que ajudam a manter um sistema nervoso saudável e ativo.

8. Chocolate Amargo

O cacau é uma das fontes mais ricas de magnésio do planeta. Uma ótima notícia para o seu cérebro, pois desfrutar de um pedaço de chocolate amargo pode diminuir os níveis de estresse e elevar o humor, já que esse mineral desempenha um papel importante na redução do cortisol (o hormônio do estresse).

O cacau também contém uma enorme variedade de antioxidantes, que proporcionam efeitos benéficos na saciedade e nas funções cognitivas. 

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