Correr todos os dias pode trazer vários benefícios à saúde. Apenas 5 a 10 minutos por dia em um ritmo moderado pode ajudar turbinar a saúde e reduzir o riscos por exemplo de ataques cardíacos, derrames e outras doenças comuns. Mas lembre-se: Correr é um exercício de alto impacto e fazer isso sem orientação poderá causar lesões e problemas por exemplo nas articulações.

Conheça mais sobre os benefícios e riscos da corrida diária, além de dicas para tornar este um hábito saudável para sua rotina.

Quais são os benefícios de correr todos os dias?

Os benefícios podem incluir:

  • Melhora a saúde do coração, ajudando a prevenir ataques cardíacos, derrames e doenças cardiovasculares;
  • Reduz risco de desenvolver alguns tipos de câncer;
  • Reduzi o risco de desenvolver doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Melhora a digestão;
  • Reduz níveis de estresse e ansiedade;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Aumenta a capacidade de concentração, etc.

É seguro correr todos os dias?

Como dissemos anteriormente, correr todos os dias pode aumentar o risco de lesões, geralmente resultado de erros de técnica e falta de orientação profissional.

Para evitar isso:

  • Certifique-se de ter um tênis adequado para corrida e troque-o com frequência;
  • Respeite o seu corpo e aumente o tempo de corrida gradualmente;
  • Intercale a corrida com outros exercícios, por exemplo Pilates e Yoga que trazem uma ótima consciência corporal;
  • Faça aquecimento antes de correr e alongamentos depois;
  • Por último e o mais importante: Busque orientação de um profissional.

Resultado

Correr apenas alguns minutos por dia trará inúmeros benefícios para a sua saúde. Mas é preciso correr todos os dias da semana para se beneficiar? Não.

Lembre-se de que até mesmo os corredores de elite ficam livres de lesões agendando dias de descanso e associando com outros exercícios.

Experimente atividades de baixo impacto, como nadar e andar de bicicleta para se recuperar e dar uma pausa aos músculos que trabalham duro para correr.

Antes de mais nada, converse com um médico e busque orientação. Poderá ser recomendado um programa de condicionamento físico adequado para sua idade e necessidades físicas.

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