Também conhecido como Vitamina B9, o ácido fólico é um dos nutrientes mais importantes durante o período gestacional.

Mesmo se a mulher não estiver neste período e estiver programando uma gestação, possivelmente o médico responsável irá orientar a utilização antes mesmo da gravidez ser confirmada.

Mas afinal, por que o seu uso é tão importante?

O ácido fólico é um nutriente muito importante para reduzir riscos de lesões no tubo neural do bebê, prevenindo por exemplo anencefalia, doenças cardíacas, lábio leporino, etc. Também ajuda na formação da placenta e diminui o risco de pré-eclâmpsia, uma condição grave que está relacionada a problemas no desenvolvimento dos vasos sanguíneos da placenta e podem gerar pressão alta, alteração na capacidade de coagulação, diminuição da circulação sanguínea e muito mais.

Fora o período da gestação, essa vitamina possui funções importantíssimas na produção de glóbulos vermelhos e na prevenção de algumas doenças. Alguns estudos apontam que também reduz as chances de se desenvolver câncer no colo do útero e de cólon.

O que é o tubo neural?

O tubo neural é uma estrutura que dá origem ao cérebro e a medula espinhal, que são responsáveis por praticamente todas as funções do organismo que está se formando.

Doses Recomendadas

A dose recomendada pode ser de 500mcg até 5mg por dia, dependendo das condições da mãe, por exemplo em casos de epilepsia e obesidade.

Lembramos e reforçamos que esta dosagem deverá ser definida pelo médico e seguida de acordo com as suas orientações.

Onde encontrar?

Além dos suplementos vitamínicos que são geralmente indicados na gravidez, o ácido fólico também pode ser encontrado em diversos alimentos e devem ser consumidos regularmente. Acompanhe alguns exemplos:

  • Frutas – laranja, limão, mamão, melancia, melão, morangos;
  • Verduras de folha verde escura – Couve, espinafre;
  • Grãos – Lentilha, grão-de-bico, feijão;
  • Carnes – Fígado de boi e de galinha, etc.

Vale lembrar que a ingestão desses alimentos não extingue a necessidade da suplementação indicada pelo médico, pois não cobre a quantidade diária recomendada para o desenvolvimento do bebê.

Alguns estudos apontam a relação entre níveis muito elevados de ácido fólico no sangue da mãe com o desenvolvimento do autismo. Por esse e vários outros motivos é importante que a administração de qualquer medicamento ou vitamina seja realizada somente sob orientação profissional, principalmente durante o período gestacional.

Deixe seu comentário

O sonho de uma empresa própria, unido ao ideal de servir de alguma forma à saúde e ao bem-estar, se transformou na Emporium Cereais & Cia, hoje a maior loja de produtos naturais da região.

Uma enorme variedade de produtos, estrutura acessível para clientes com necessidades especiais, amplo estacionamento gratuito, ótima localização e atendimento de qualidade, você encontra na Emporium Cereais & Cia.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2024 Emporium Cereais & Cia | Todos direitos reservados. Desenvolvido por:  Dmax Publicidade 

Siga-nos

© 2024 Emporium Cereais & Cia | Todos direitos reservados. Desenvolvido por:  Dmax Publicidade