Os carboidratos desempenham um papel muito importante no corpo humano e é sobre isso que falaremos hoje.

Carboidratos X Energia

Uma das principais funções dos carboidratos é fornecer energia ao corpo. A maioria dos carboidratos que ingerimos é digerido e transformado em glicose antes de entrar na corrente sanguínea.

A glicose no sangue é absorvida pelo corpo e usada para produzir uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP) por meio de um processo chamado respiração celular. Essas moléculas são utilizadas em diversas atividades metabólicas.

Armazenamento de Energia X Gordura

O excesso de glicose do corpo pode ser armazenado para ser utilizado mais tarde, passando a ser chamada de glicogênio – encontrado principalmente no fígado e nos músculos.

O fígado contém aproximadamente 100 gramas de glicogênio, que podem ser liberados no sangue para fornecer energia a todo o corpo e ajudar a manter os níveis normais de açúcar no sangue entre as refeições.

Já o glicogênio presente nos músculos só pode ser usado pelas células musculares, sendo vital para uso durante longos períodos de exercícios de alta intensidade. 

Quando o armazenamento de glicogênio está completo, o corpo converte o excesso de carboidratos em moléculas de triglicerídeos e o armazena como gordura.

Carboidratos X Músculos

O armazenamento de glicogênio é apenas uma das várias maneiras pelas quais seu corpo se certifica de ter glicose suficiente para todas as suas funções.

Quando a glicose dos carboidratos está faltando, o músculo também pode ser convertido em glicose ou outros compostos para gerar energia – o que não é o ideal, uma vez que as células musculares são cruciais para o corpo. 

No entanto, essa é uma forma do corpo fornecer energia para o cérebro, mesmo durante longos períodos sem alimentos. Sendo assim, o consumo de alguns carboidratos é uma forma de prevenir essa perda de massa muscular. 

Outras Funções

Outras funções importantes dos carboidratos é a influência no sistema digestivo, saúde do coração e diabetes.

A fibra por exemplo é um tipo de carboidrato que promove uma boa saúde digestiva, reduzindo a constipação e diminuindo o risco de doenças no sistema digestivo.

No caso da saúde cardíaca e diabetes, sabe-se que o excesso de carboidratos refinados pode aumentar o risco de doenças relacionadas. Porém, a fibra é um tipo de carboidrato associado à redução dos níveis de colesterol “ruim”, gerando menor risco de doenças cardíacas e aumento do controle glicêmico.

Mas afinal, carboidratos são fundamentais?

Os carboidratos são importantíssimos em vários processos, mas o corpo tem formas alternativas de fornecer energia e preservar os músculos durante a fome ou dietas com baixo teor de carboidratos, por exemplo por meio das cetonas que são moléculas formadas a partir da quebra de ácidos graxos.

Algumas fontes de carboidratos

  • Arroz;
  • Massas em geral (pães, macarrão);
  • Batata;
  • Mandioca;
  • Inhame;
  • Batata-doce;
  • Cenoura, etc.

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