Quando falamos na relação que existe entre a saúde mental e a saúde física, geralmente associamos com doenças mais graves como por exemplo a ansiedade, mas existem outros fatores que podem influenciar o nosso corpo.

O estresse, apesar de não ser reconhecido como uma doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde), está diretamente relacionado à saúde física, pois ele ativa várias respostas fisiológicas no organismo capazes de produzir doenças.

O estresse já é considerado por alguns especialistas como uma Epidemia Mundial e um grave problema de saúde pública, estimando-se que 50% da população mundial tem ou terão doenças relacionadas a esta condição.

Causas

Pode parecer óbvio que as causas são basicamente os problemas e a correria do dia a dia, mas o que tem por trás disso é o que falaremos a seguir.

Geralmente, o estresse é desencadeado por uma sensação de “ameaça incontrolável”, seguido de um aumento de tensão que acaba gerando maior irritabilidade, ansiedade e queda considerável na disposição física.

Podemos chamar de ameaça porque o estresse geralmente vem da sensação de insegurança e impotência diante de uma situação, até mesmo por coisas simples, por exemplo: trânsito e perigo de chegar atrasado no trabalho, filas grandes, provas da faculdade, prazos, etc.

E como nosso corpo reage?

Em um primeiro momento, instintivamente o estresse estimula áreas do cérebro que liberam adrenalina como forma de defesa a essas ameaças, e que faz também com que ocorra uma súbita melhora de desempenho e produtividade. Esta é a fase do ESTRESSE AGUDO.

A segunda reação do organismo é produzir cortisol, que talvez seja o principal problema do estresse. Neste momento, ocorre a redução do desempenho e da produtividade, passando a ser considerado como ESTRESSE CRÔNICO, ou seja, que não passa.

O que ele causa

Este aumento do nível de cortisol pode aumentar o risco de:

  • Pressão alta;
  • Alergias;
  • Obesidade;
  • Queda de imunidade;
  • Diabetes;
  • Envelhecimento precoce;
  • Enxaqueca;
  • Asma, etc.

O que fazer

Antes de mais nada é muito importante a auto observação e estar atento aos sinais que o corpo nos dá, para que seja possível identificar logo no começo e procurar orientação de um profissional o quanto antes.

Porém, uma dica para evitar que o problema apareça ou se agrave é encontrar algo que faça bem e ajude a diminuir a tensão, se dando momentos de prazer e entretenimento. Exercícios físicos por mais simples que sejam são um ótimo aliado pois fazem o corpo produzir endorfina, aumentando a sensação de bem-estar e reduzindo o estresse.

Alguns alimentos também ajudam como oleaginosas, cacau, cereais integrais, algumas frutas e vegetais.

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